terça-feira, 28 de julho de 2009

Considerações finais sobre o uso do blog

Acredito que o contato com as tecnologias como a internet, para o acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem, mostrou-se muito interessante, sendo assim quero ressaltar os pontos positivos que esta experiência me proporcionou.
· Aprimoramento do uso das ferramentas que a internet proporciona.
· A autonomia de poder escrever de forma livre.
· A autonomia e a flexibilidade com o horário para realizar as postagens.
· Maior desenvolvimento da escrita.
· Compartilhar pensamentos e posições com o grupo.
Porém algumas dificuldades surgiram, não só para mim, mas para uma grande parcela dos alunos que participaram deste sistema de acompanhamento. Sendo assim quero deixar algumas sugestões.
A reclamação maior foi quanto à dificuldade em não possuir internet ou computador, dificultando o andamento do trabalho. Porém com um pouco de força de vontade este problema pode ser sanado, visto que temos em nossa faculdade um laboratório de informática que disponibiliza internet para nosso uso.

Caso o problema for a falta de tempo para utilizar o laboratório da faculdade, sugiro que faça parte do cronograma do professor disponibilizar algum tempo dentro da sua aula para o uso do laboratório, assim sanando este problema.
Acredito que toda iniciativa para o enriquecimento das áreas do conhecimento e inserção de tecnologias que fazem parte de nossa realidade só pode ser vista como uma preocupação de proporcionar uma melhor formação a seus alunos. Portanto acredito que esse foi um dos intuitos de nosso professor que com criatividade inseriu-nos em um novo patamar.

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Reflexões, apontamentos e resumos das leituras propostas pelo professor.

Texto:
Produção de saberes na escola: Suspeitas e Apostas.

Este texto como o próprio titulo já sugere trás uma análise sobre as suspeitas e apostas na produção de saberes na escola.
Em relação as suspeitas são lançadas oito, que de uma forma mais sucinta, traçam um perfil amplo dos fatores que norteiam a educação no Brasil. Fatores estes que implicam diretamente na qualidade da produção de saberes.
Essas suspeitas mostram um quadro de questionamentos bastante presente em nossa formação atual.
Questionamentos que não implicam em achar um culpado para o baixo nível de ensino. Mas trás uma série de fatores que estão ligados a este quadro. Tais como a falta de uma política que valorize o profissional de educação, a própria estrutura física das escolas e práticas e teorias pedagógicas que atenda as reais necessidades do âmbito escolar.

Questionamentos e reflexões

Professor X Pedagogo

Sinto-me cada vez mais desafiada a encontrar na prática pedagógica uma balança que atenda as reais necessidades da minha área de atuação e ao mesmo tempo possa despertar e construir com o grupo de trabalho práticas pedagógicas tão difundidas no nosso meio, que visam à formação de cidadãos críticos, pensantes e atuantes.
Ao conversar com amigos que são professores do ensino médio e que atuam a mais de dez anos, percebo que enxergam o pedagogo como alguém que só tem um discurso bonito, com teorias que só podem ficar na teoria, pois a prática difere muito dos discursos pedagógicos .
Em uma dessas conversas escutei de um professor, com todas as letras, que alguns pedagogos vivem uma pedagogia utópica, que só funciona no imaginário, pois a grande maioria não conhecem a realidade do dia-a-dia de uma sala de aula.
O assunto vem me chamando atenção. Será que existe uma rivalidade entre o professor e o pedagogo? Os professores desacreditam o trabalho pedagógico? Os pedagogos não sabem lidar na prática com os desafios do dia-a-dia da sala de aula?
Bom certamente outros questionamentos irão surgir a esse respeito, mas no momento deterei-me apenas a esses relatos, que não possuem nenhum tipo de estudo. São apenas questionamentos que surgem no decorrer da minha formação acadêmica .