segunda-feira, 8 de junho de 2009


Este slaid é parte do trabalho proposto, para apresentação em sala de aula. Tendo como titulo: A necessidade de uma nova postura.
Texto: Currículo, Conhecimento e Cultura de Antonio Flavio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau.

Reflexão

Diante da diversidade cultural em que vivemos, e expandimos cada vez mais com a diminuição das fronteiras territoriais, através da globalização, fica evidente que nós como educadores não podemos mais fechar os olhos. Pois tais diversidades culturais, num sentindo amplo, devem estar presentes no currículo escolar como pauta de trabalhos diversificados que valorize a comunidade em que a escola esta inserida, sua história, seus costumes e etc. Assim também como o respeito a outras culturas, através do conhecimento. O que conseqüentemente também trabalha a auto-estima, o respeito mutuo, a coletividade e etc.Essa nova postura já é realidade em algumas escolas que com muito empenho e força de vontade, superaram o desanimo escolar e a violência Exemplos que podem ser vistos nas escolas: EMEF Comandante Garcia D`Ávila, e EM Expedicionário Aquino de Araújo.

Um comentário:

Edificarte disse...

boa tarde..

interessante seu blogger..escreve muito bem..


quando der visite o meu
deixe recados...

abraços

Reflexões, apontamentos e resumos das leituras propostas pelo professor.

Texto:
Produção de saberes na escola: Suspeitas e Apostas.

Este texto como o próprio titulo já sugere trás uma análise sobre as suspeitas e apostas na produção de saberes na escola.
Em relação as suspeitas são lançadas oito, que de uma forma mais sucinta, traçam um perfil amplo dos fatores que norteiam a educação no Brasil. Fatores estes que implicam diretamente na qualidade da produção de saberes.
Essas suspeitas mostram um quadro de questionamentos bastante presente em nossa formação atual.
Questionamentos que não implicam em achar um culpado para o baixo nível de ensino. Mas trás uma série de fatores que estão ligados a este quadro. Tais como a falta de uma política que valorize o profissional de educação, a própria estrutura física das escolas e práticas e teorias pedagógicas que atenda as reais necessidades do âmbito escolar.

Questionamentos e reflexões

Professor X Pedagogo

Sinto-me cada vez mais desafiada a encontrar na prática pedagógica uma balança que atenda as reais necessidades da minha área de atuação e ao mesmo tempo possa despertar e construir com o grupo de trabalho práticas pedagógicas tão difundidas no nosso meio, que visam à formação de cidadãos críticos, pensantes e atuantes.
Ao conversar com amigos que são professores do ensino médio e que atuam a mais de dez anos, percebo que enxergam o pedagogo como alguém que só tem um discurso bonito, com teorias que só podem ficar na teoria, pois a prática difere muito dos discursos pedagógicos .
Em uma dessas conversas escutei de um professor, com todas as letras, que alguns pedagogos vivem uma pedagogia utópica, que só funciona no imaginário, pois a grande maioria não conhecem a realidade do dia-a-dia de uma sala de aula.
O assunto vem me chamando atenção. Será que existe uma rivalidade entre o professor e o pedagogo? Os professores desacreditam o trabalho pedagógico? Os pedagogos não sabem lidar na prática com os desafios do dia-a-dia da sala de aula?
Bom certamente outros questionamentos irão surgir a esse respeito, mas no momento deterei-me apenas a esses relatos, que não possuem nenhum tipo de estudo. São apenas questionamentos que surgem no decorrer da minha formação acadêmica .